Boas Práticas Ambientais da Goiás Caminhões e Ônibus Ltda

A Goiás Caminhões e Ônibus Ltda, Concessionário Mercedes Benz em Goiânia, é uma organização voltada para as Boas Práticas Ambientais e em parceria com a Lumitech, gravou uma entrevista com Epitácio dos Santos, apresentador do Programa Reciclagem, na TV Goiânia/Band, que tem grande audiência em todo o Brasil e que vai ao ar aos domingos das 8:30 às 9 da manhã.
 Descontaminação de Lâmpadas Fluorescentes
Esta gravação  mostrará  passo a passo, como é feita a descontaminação de lâmpadas fluorescentes  e como é importante esta prática para  colaborar com o meio ambiente, reaproveitando o mercúrio e todos os outros componentes que nelas existem, e que , vem sendo descartado  no planeta  há mais de 100 anos.

Na próxima postagem sobre este assunto, apresentarei de uma forma mais detalhada como a Lumitech está colaborando com Planeta, através do Papa Lâmpadas.

Recentemente, por motivos pessoais e profissionais, passei o cargo de Responsável Ambiental da Goiás Caminhões para Patrícia Rodrigues, que demonstra com suas pequenas atitudes, ser também uma grande colaboradora na preservação do Planeta. 

Como diz o Diretor Comercial,  Sr. Artur Pacheco,  fui apenas o pontapé inicial, ensinei como fazer.  Agora é treinar outras pessoas para se conscientizarem que é através de boas práticas ambientais que teremos qualidade de vida e preservaremos o que ainda nos resta da Mãe Terra.
Responsabilidade Ambiental
Foi elaborado um projeto dentro da organização, cujo objetivo é descobrir as habilidades artesanais dos colaboradores, na fabricação de um novo  produto gerado por algum tipo de  resíduo da empresa,  tais como, papéis, madeira, plásticos, vidros, metais, etc. O espaço para esta  “eco-oficina” está sendo preparado e brevemente teremos boas novidades.

Projeto Reciclar (Eco-Desafio Gcol 2011)
Na fase de  implantação da coleta seletiva na empresa, houve grande movimentação por parte de alguns colaboradores, pois era necessário criar um espaço adequado para armazenagem e separação dos resíduos sólidos e  dos líquidos. Criamos então uma Central de Resíduos, onde há uma baia para cada tipo de resíduo sólido e uma outra central, mais afastada, para os resíduos oleados e contaminados. Para reduzir custos, alguns colaboradores, mais  habilidosos, cortaram tambores ao meio, lixaram, pintaram e colocaram suportes, fazendo assim alguns coletores de lixo, os quais aproveitamos na oficina e no departamento de lanternagem.  Houve grande participação de todos os colaboradores, inclusive gerentes e diretores. Todos colocaram a “mão na massa”, conforme  ditado popular. 

Coleta Seletiva
Aplausos Eco-Planetários para todos os dirigentes, gestores, gerentes e colaboradores desta grande empresa, na qual tenho grande orgulho de fazer parte de seu quadro de funcionários.

Helena Bernardes (Coordenadora do SOS Nascentes do Rio Piracanjuba)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s