HISTÓRIAS QUE A VIDA CONTA

Vanoci Marques nasceu em 05 de março de 1945, Lavras do SuL-RS
 É um grande  compositor e merece um capítulo especial em
Histórias Que a Vida Conta
Parabéns,  grande Poeta!
NASCI NUM RANCHINHO TOSCO
DE PAU A PIQUE BARREADO
BEIRA DO MATO E DE SANGA
NO FUNDO DE UM ROÇADO
E NEM PORISSO EU SOFRI
CRESCENDO DESAMPARADO
MEUS PAIS FIZERAM DE TUDO
PRA VER O FILHO FORMADO,
POR FORÇA DAQUELE AMOR
HOJE SOU MAIS UM DOUTOR
ENTRE OS MELHORES DO ESTADO.
ESSA HISTÓRIA SE REPETE
MUITAS VEZES PARECIDA
O SER HUMANO POR DEUS
TEM TRAÇADA A SUA VIDA
NÃO SABE O QUE VAI PASSAR
SE VAI SER CURTA OU COMPRIDA
MUITOS VISITAM PARENTES
COM ARES DE DESPEDIDA,
NÃO PODEMOS AFIRMAR
MAS NÃO VÃO SEM AVISAR
QUE NÃO DEMORA A PARTIDA.
COM ANOS DE PROFISSÃO
PEÇO A DEUS PRA NÃO FALHAR
QUANDO UM PACIENTE SE VAI
NÃO DÁ PRA EU SEGURAR
O MEU CORAÇÃO DISPARA
E A DOR ME FAZ CHORAR
MAS DEUS NÃO DEIXOU ESCRITO
A HORA E NEM O LUGAR
TIVE QUE SER MUITO FORTE
NA BATALHA CONTRA A MORTE
NEM MEU PAI PÔDE SALVAR.
 
Foto: Helena Bernardes
Evento SOS NASCENTES
Data: 20/02/2011
“Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós a derrubamos e as
transformamos em papel para registrar todo nosso vazio” (Kahlil Gibran)

O HOMEM E A NATUREZA

LETRA: VANOCI MARQUES
O HOMEM SÓ VAI DESMATANDO
DISPENSANDO O FREIO E AS RÉDEAS
MAS UM DIA ELE ACABA PAGANDO
E CHORANDO A DOR DAS TRAGÉDEAS…
CADA ÁRVORE CORTADA NA MATA
É UMA FARTA MUDANÇA DE CLIMA
A CAMADA DE OZÔNIO ARREBENTA
E AUMENTA O BURACO LÁ ENCIMA.
NATUREZA REAGE INOCENTE
COM ENCHENTES E SOTERRAMENTOS
VENDAVAIS DESTRUINDO A TERRA
COMO GUERRA EM SEUS PROCEDIMENTOS…
CADA ÁRVORE CORTADA NA MATA
É UMA FARTA MUDANÇA DE CLIMA
A CAMADA DE OZÔNIO ARREBENTA
E AUMENTA O BURACO LÁ ENCIMA.
AS CRIANÇAS AO MUNDO CHEGADAS
ENSINADAS ASSIM DEVEM SER
CUIDAR SEMPRE MAIS DA NATUREZA
PRA SURPRESAS NÃO LHE ACONTECER…
CADA ÁRVORE CORTADA NA MATA
É UMA FARTA MUDANÇA DE CLIMA
A CAMADA DE OZÔNIO ARREBENTA
E AUMENTA O BURACO LÁ ENCIMA

Foto: Helena Bernardes
MAGIA DO CAMPO

LETRA: VANOCI MARQUES

VOU CONSTRUIR O MEU RANCHO

BEM PERTO DA RIBANCEIRA

PRA ESCUTAR A CACHOEIRA

LÁ DE CIMA DESPENCANDO,

LEVANTAR DE MADRUGADA

TER A VIDA QUE EU QUERIA

E OUVIR AO ROMPER DO DIA

OS PASSARINHOS CANTANDO.

QUANDO CHEGA A PRIMAVERA

O CAMPO REBENTA EM FLOR

E APARECE O BEIJA-FLOR

PASSEANDO SOBRE O JARDIM,

O QUERO-QUERO GRITANDO

E AS NOITES DE PIRILAMPOS

COM A MAGIA DO CAMPO

É UM TESOURO PRA MIM.

NO TERREIRO O CUSCO AMIGO

O MAIS FIEL COMPANHEIRO

TENHO UIM CAVALO LIGEIRO

PRA RECORRER A INVERNADA,

A TARDE QUANDO RETORNO

VEM ELA COM MATE QUENTE

TODA ALEGRE E SORRIDENTE

A MINHA PATROA AMADA.

OUVE-SE TODA À TARDINHA

QUANDO O SOL VAI RETIRANDO

VÁRIOS BUGIOS RONCANDO

NUM SOM DE PURA BELEZA,

NÃO VOLTO MAIS PRA CIDADE

ALÉM DESSE AR MAIS PURO

TEM LUZ NÃO É MAIS ESCURO

 E EU RESPIRO A NATUREZA
Fotos: Helena Bernardes

TRAGÉDEAS NATURAIS

LETRA: VANOCI MARQUES

A NATUREZA CRIADA POR DEUS

DE TÃO AGREDIDA SE DESMANTELA

SOBERANA NÃO SE ADAPTA AO HOMEM

O HOMEM QUE SE ADAPTE A ELA.

QUANDO TRAGÉDIAS SURGEM LETAIS

A NATUREZA É A MAIS INOCENTE

SEGUE SEU RUMO SEM TER INTENÇÃO

DE DESTRUIR OU MATAR TANTA GENTE.

A GANÂNCIA DO TAL BIXO HOMEM

É A CULPADA POR TANTOS TORMENTOS

ELE TRANSFORMA O MEIO-AMBIENTE

DESTRUINDO RIOS COM DESMATAMENTOS.

DEVEMOS PROTEGER RIOS E VERTENTES

E ENCHER A TERRA DE VEGETAÇÃO

PARA NÃO VIRAR UM GRANDE DESERTO

E O SOL NOS QUEIMAR NO PRÓXIMO VERÃO.

A NATUREZA SEGUE O SEU CURSO

SEMPRE ATACADA POR ESSE ANIMAL

QUE SE DIZ INTELIGENTE HOMEM

MAS POR ELA VISTO COMO IRRACIONAL.

Leave a Reply

